Ansiedade Generalizada

Segundo dados recentes da OMS, o Brasil é o país com a maior taxa de transtornos ansiosos do mundo, com 9,3% dos brasileiros sofrendo de algum quadro de ansiedade.

Mas é importante dizer que a ansiedade não é sempre patológica. Todos podemos nos sentir ansiosos em algum momento da vida, e acredita-se que ela faça parte de uma resposta adaptativa do organismo a uma ameaça, que permite desencadear uma resposta de “luta ou fuga”.

Imagem Ansiedade Generalizada

Apesar disso, existem quadros psiquiátricos em que a ansiedade vai além do que se espera nessa resposta normal do organismo, trazendo prejuízos ao funcionamento do indivíduo, intenso sofrimento psíquico, e até mesmo a perda de liberdade.

No transtorno de ansiedade generalizada, observa-se que há uma ansiedade e preocupação excessivas durante a maior parte do dia, que envolve a maioria das atividades; e há uma dificuldade grande em controlar essas preocupações. Além disso, a ansiedade e preocupação estão associadas a três ou mais dos seguintes sintomas, presentes na maioria dos dias ao longo de seis meses:

  • Inquietação, excitação ou nervosismo;
  • Cansar-se facilmente;
  • Dificuldade de concentração ou branco mental;
  • Irritabilidade;
  • Tensão muscular;
  • Problemas de sono.

Na ansiedade generalizada, o paciente se queixa de uma dificuldade de relaxar, de interromper os pensamentos, mesmo quando ele quer dormir ou desligar, insônia, e um cansaço quase constante. É comum que o paciente tenha conflitos com pessoas próximas por estar mais irritado ou impaciente.

O tratamento pode ser feito com psicoterapia, mudanças do estilo de vida, e muitas vezes é necessário o uso de medicações. Se estiver na dúvida se você pode ter um transtorno de ansiedade generalizada, converse com um psiquiatra para te orientar.

Imagem Doutora Maria Antonia

Dra. Maria Antonia Simões Rego

Psiquiatra | CRM 135063
RQE 46406

Olá, eu sou a Maria Antônia, médica formada em 2008 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP.

Logo em 2009, iniciei a minha Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital da FMUSP, na qual permaneci até 2012.

quer entrar
Em contato?

Blog

Todo Comportamento Excessivo é uma Doença?

Todo Comportamento Excessivo é uma Doença?

Todo comportamento humano, inclusive os fisiológicos, como a necessidade de comer, pode virar uma patologia (um problema de saúde) quando feito de maneira excessiva.⠀⠀ O que isso quer dizer? Quer dizer que um comportamento normal pode virar um problema diante do...

ler mais
Como Incorporar Novos Hábitos Com Menos Dificuldade

Como Incorporar Novos Hábitos Com Menos Dificuldade

O “novo” quase sempre tem duas faces. Para alguns, o novo é algo fácil de ser aplicado. Mas para outras pessoas, o novo causa receio, dificuldade. E não podemos ignorar que, quando uma pessoa tenta começar um novo hábito em sua vida, e não consegue, ela fica...

ler mais
Transtornos Alimentares em Tempos de Pandemia

Transtornos Alimentares em Tempos de Pandemia

Instabilidade emocional, incertezas, solidão, falta de controle e outras emoções desgastantes, infelizmente, já conhecidas por algumas pessoas, porém, com a pandemia tudo se intensificou. Só que, para algumas, todos esses sentimentos são refletidos na alimentação....

ler mais
Open chat