Dra. Maria Antonia
CRM 135.063 | RQE 46406

Olá, eu sou a Maria Antônia, médica formada em 2008 pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo – USP.
Logo em 2009, iniciei a minha Residência Médica em Psiquiatria pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital da FMUSP, na qual permaneci até 2012.
Desde o início da faculdade me apaixonei pela psiquiatria, e o contato próximo com os pacientes que ela proporcionava, mas foi na imersão na especialidade durante meus anos de residência que eu percebi que eu não queria fazer outra coisa a não ser cuidar da mente humana.
Foi aí que abracei grandes oportunidades que a vida foi me apresentando. Em 2012, fui Preceptora da Graduação da FMUSP e, em 2013 Preceptora da Residência Medica em Psiquiatria no IPq-HC-FMUSP.
De 2011 a 2015 atuei como Psiquiatra da Retaguarda do Hospital Israelita Albert Einstein. E, de 2014 a 2019, no Instituto do Câncer do Estado de São Paulo (ICESP).
Além disso, desde 2012 como Psiquiatra Voluntária do Ambulim Programa de Tratamento dos Transtornos Alimentares do IPq- HC- FMUSP, onde supervisiono os residentes até hoje.
Concomitante a isso, realizo os meus atendimentos em meu consultório localizado em São Paulo, no bairro Higienópolis.
Desde a minha graduação, percorri um longo e árduo caminho para chegar até aqui. Tenho um orgulho enorme de toda trajetória, de grandes profissionais que conheci e de toda experiência adquirida em cada atendimento. Esses foram os pilares fundamentais para construir o que sou hoje.
“Conheça todas as teorias, domine todas as técnicas, mas ao tocar uma alma humana, seja apenas outra alma humana” – Carl Jung
Blog
Todo Comportamento Excessivo é uma Doença?
Todo comportamento humano, inclusive os fisiológicos, como a necessidade de comer, pode virar uma patologia (um problema de saúde) quando feito de maneira excessiva.⠀⠀ O que isso quer dizer? Quer dizer que um comportamento normal pode virar um problema diante do...
Como Incorporar Novos Hábitos Com Menos Dificuldade
O “novo” quase sempre tem duas faces. Para alguns, o novo é algo fácil de ser aplicado. Mas para outras pessoas, o novo causa receio, dificuldade. E não podemos ignorar que, quando uma pessoa tenta começar um novo hábito em sua vida, e não consegue, ela fica...
Transtornos Alimentares em Tempos de Pandemia
Instabilidade emocional, incertezas, solidão, falta de controle e outras emoções desgastantes, infelizmente, já conhecidas por algumas pessoas, porém, com a pandemia tudo se intensificou. Só que, para algumas, todos esses sentimentos são refletidos na alimentação....